Ao pesquisar medidas práticas sobre inclusão digital no Brasil localizou-se algumas ações implantadas no país: em primeiro destacamos, a educação no Centro de Referência em Assistência Social - CRAS que visa combater a exclusão social por meio da promoção da inclusão digital com o programa Estação Digital, o projeto de parceria entre a Fundação Banco do Brasil e a Prefeitura Municipal será implantado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Conjunto São José, na região da Vila Operária em Rondonopólis. Essa iniciativa é excelente, principalmente por que os CRAs atuam com os vários tipos de famílias e suas inúmeras problematicas.
domingo, 8 de abril de 2012
Mapa da Exclusão Digital
Fonte da Imagem: http://inclusaodigitalsim.blogspot.com.br
Os dados da pesquisa nos revelam o tamanho da desigualdade entre as regiões, principalmente nos estados do Pará, Maranhão, Piauí e Alagoas representando 80% de pessoas que não acessam a Web em seus estados.
Ainda sobre Mapas da Exclusão Digital, a FGV em seu estudo sobre a problematica destaca que os “pobres precisam acima de tudo, de oportunidade. Oportunidades hoje são representadas pela posse de ativos ligados a tecnologia da informação.” (2003, P.06)
Para os autores, essas oportunidades estariam ligadas a dois tipos de políticas: as políticas compensatórias e as políticas estruturais. As estruturais deveriam ir além do óbvio, da baixa renda, deveria entender a pobreza e porque os pobres ganham menos. Enquanto que as compensatórias não deixam muita raiz na vida das pessoas e a inclusão digital poderia estabelecer bases estruturais da era do conhecimento.
Assinar:
Comentários (Atom)
