Fonte da Figura: http://amigaspedagogiauni10.wordpress.com
Uma análise pessoal sobre o impacto da figura
Caros leitores, essa imagem nos proporciona uma dimensão real da Era digital e o efeito provocado em nossas vidas. É a nossa bandeira nacional, simbolo máximo de patriotismo, "pátria amada gentil" não mais composta das 27 estrelas representando os 26 estados e Distrito Federal, mas substituidas por computadores, celulares e notebooks! O que isso representa na vida prática?
Hoje saber utilizar os recursos computacionais significa muito mais que ter um passatempo no dia a dia, é condição indispensável para ingressar no competitivo mercado de trabalho em todas as áreas do conhecimento. Dessa forma, dominar, por exemplo, os programas de edição de texto, planilhas eletrônicas, fotoshop, slides, navegação na internet, entre outros representam critérios quase obrigatórios de seleção.
Nossa vida virou interligada e conectada a todas as áreas. Antigamente para sabermos uma noticia que aconteceu no Japão, por exemplo, demorava meses, hoje essa informação é transmitida em tempo real. Temos o faceboock, uma rede social que aproxima as pessoas que vivem em lugares diferentes e distantes do globo terrestre e virou moda "curtir" e compartilhar fotos, imagens e emoções on line. No entanto, como em nosso país, os avanços tecnlógicos, econômicos e sociais infelizmente não conseguem atingir toda a população brasileira e grande parte fica à margem, ou excluída desse avanço, sendo considerados "excluídos" sociais ou em nosso caso excluídos digital.
Vale lembrar que a inclusão digital não está associada apenas ao acesso a computadores, inclui também as tecnologias disponíveis no aparelhos celulares, Tvs digitais, câmeras fotográficas etc..
Portanto, o slogan abrace essa ideia é uma tentativa positiva de pedir aos cidadãos a colaboração para mudar esse cenário a partir da realidade do seu municipio, da sua escola, da sua casa. Mas para que essa inclusão aconteça inúmeras ações devem ser fomentadas pelo Estado principalmente voltadas para a área da educação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário